O American Bully (em tradução livre: "valentão americano") é uma raça de cães de companhia originária dos Estados Unidos. Foi reconhecida oficialmente pela UKC(United Kennel Club) em julho de 2013. Segundo a UKC, a raça surgiu entre o final da década de 1980 e início de 1990, nos Estados Unidos, a partir do cruzamento entre cães das raças American Staffordshire Terrier, Olde English Bulldogge, Pit Bull, Bulldog inglês e Bulldog americano. Porém, há contradições à respeito de sua origem. O ABKC (American Bully Kennel Club), primeiro clube cinófilo a registrar o American Bully, afirma que a única raça envolvida no desenvolvimento do Bully, foi apenas o American Staffordshire Terrier (porém muitos especialistas concordam que houve inserção de Bulldog inglês, Bulldog francês e Bulldog americano).
A raça foi reconhecida primeiramente por um clube próprio, o ABKC (American Bully Kennel Club) em 2004. E recentemente, em 15 de Julho de 2013, a raça foi reconhecida pela UKC (United Kennel Club). Em 2015, a raça foi também reconhecida pela ADBA (American Dog Breeders Association).
Características
O American Bully é um cão de baixa estatura, robusto e pesado. Com cabeça grande, peito largo e ossatura forte, se apresenta nas mais variadas cores e combinações de cores. De acordo com o padrão UKC, o American Bully macho deve ter de 43 a 51 cm de altura na cernelha, e a fêmea entre 41 e 48 cm. O peso deve ser proporcional. Já o ABKC(American Bully Kennel Club) registra 4 variedades de American Bully(Standard, classic, pocket, XL) que diferem em tamanho e peso.
É um cão especificamente de companhia, sendo assim, totalmente dócil e companheiro, tanto com humanos, quanto com outros animais. Costuma-se realizar o corte de orelhas.
Temperamento
A raça American Bully é primeiramente e antes de qualquer coisa um companheiro, mostrando confiança com vigor e exuberância para viver. Apesar da sua aparência, seu comportamento é gentil e amigável. Esta raça é um excelente cão de família. Comportamento agressivo com pessoas não é característico da raça, e altamente indesejável. É um cão sociável, tanto com pessoas quanto com outros animais.
Variedades oficiais
Standard(em inglês:"padrão"): a variedade Standard é a mais homogênea dentre as quatro outras. De porte médio, sua altura na cernelha varia entre 43 e 51 cm, sendo as fêmeas entre 40 e 48 cm.
Pocket(em inglês:"de bolso"): a variedade Pocket é a menor dentre as quatro variedades oficiais. Os machos medem exatamente entre 36 e 43 cm na cernelha, enquanto que as fêmeas medem entre 33 e 40 cm.
XL(Sigla para Extra Large, em inglês: "Extra grande"): A variedade XL é a maior dentre as variedades oficiais. A altura dos machos varia exatamente entre 51 e 57 cm, e as fêmeas entre 48 e 54 cm na cernelha.
Classic(em inglês:"clássico"): Os cães da variedade Classic são os que mais se assemelham ao "American bully primitivo". Embora possua a mesma estatura da variedade Standard, seu físico é menos robusto.
Variedades não-oficiais
Dentre as variedades não-oficiais, as quais portanto não possuem padrão oficial, pode-se citar as variedades Extreme, XXL(Extra extra large), Monster, Micro, Exotic, etc.
O American Bully surgiu a partir do desejo de possuir um cão de companhia totalmente dócil, tanto com pessoas quanto com animais, mas que possuísse aparência forte e pesada. Na década de 1990, David Wilson, antes dito admirador de "Game dogs"(pit bulls tradicionais), passou a interessar-se por cães Amstaffs "Dual registered". Reiniciou sua criação com estes cães e desenvolveu a linhagem Razor Edge. Depois de anos de seleção, na metade da década de 1990, a linhagem chamou atenção pela coloração azul(Blue nose) e pelo físico robusto e compacto, e por sua aparência intimidante logo estes cães receberam o apelido de "bully style"("estilo valentão") e popularizaram-se. Na mesma época surgiram outras duas linhagens semelhantes, que compartilhavam laços genéticos entre si: linhagem Gotti e linhagem Greyline. No início dos anos 2000, outros "entusiastas", buscando produzir cães com a aparência de "pequenos búfalos", passaram a mestiçar estas linhagens, cruzando-as com outras raças de cães(bulldog inglês, bulldog francês, bulldog americano, dogue de bordeaux, etc) dando origem à raça American Bully e suas quatro variedades: standard, classic(original), pocket e XL(extra large); que diferem em tamanho e peso. Dentre essas variedades, apenas o "Standard" é reconhecido pela UKC.
American Bully X Pit Bull
Os american bullies constantemente são confundidos e até chamados erroneamente de "Pit Bull". A raça surgiu a partir do American Staffordshire Terrier, e portanto, apesar das confusões dos cães "Dual registered" da UKC, a raça não possui nenhum vínculo direto com o Pit Bull. O american bully já é uma raça nova e totalmente diferente de qualquer um dos seus ancestrais. Já é uma raça independente, reconhecida e registrada por alguns clubes cinófilos de seu país de origem, bem como em países onde ela se tornou popular.
Um cão da raça American Bully, chamado Hulk, do padrão XXL, ficou conhecido na imprensa mundial por ser o maior "pit bull" Bully do mundo. "Hulk, o 'Pit Bull' Bully gigante", como está sendo chamado, pesa quase 80 kg e impressiona por seu tamanho extremo. Hulk também pode ser classificado como um Bandogge.
0 comentários:
Post a Comment